"A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, vai estar em Espinho, no dia 9 de Março, para oficializar a assinatura de protocolos no âmbito do Plano Nacional da Leitura.
Este evento acontece durante o Seminário Internacional sobre Bibliotecas Escolares, organizado pela Biblioteca Municipal de Espinho e o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, no Centro Multimeios de Espinho, e contará com a presença de nove presidentes de Câmaras Municipais da Área Metropolitana do Porto, 300 professores/bibliotecários e 30 bibliotecários municipais.
O Plano Nacional de Leitura foi anunciado pelo governo a 1 de Junho de 2006 como “prioridade política” e tem como público-alvo as crianças do pré-escolar e dos primeiros seis anos do ensino básico. O objectivo é despertar o interesse na leitura desde tenra idade e combater a iliteracia (ou ‘analfabetismo funcional’). Neste caso, as pessoas não são analfabetas porque sabem ler e escrever mas têm dificuldades em interpretar um texto. Um estudo internacional das Nações Unidas sobre este indicador considerou Portugal um caso “grave”. Numa escala de um a cinco, 48 por cento dos jovens ficaram nos níveis um e dois.
Leituras diárias nos jardins-de-infância e nas escolas do primeiro ciclo e um tempo lectivo semanal destinado exclusivamente à leitura no segundo ciclo são algumas das medidas práticas já implementadas. As bibliotecas escolares e públicas estão no centro de todo este processo que para já pretende chegar a 950 mil crianças. A estratégia tem como prazo 2016." Fonte: Jornal Regional - 8-2-007Etiquetas: Bibliotecas Escolares, Eventos, Livros e Leitura, Plano Nacional de Leitura |